sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Voltaire

Perguntei para alguns amigos se eles concordavam com a frase de Voltaire “Quem desconfia incita os outros a traí-lo.” A grande maioria disse sim, e embasou sua decisão nos mais diversos argumentos. Como discordo dessa afirmação, pois acho que ela é uma justificativa fraca para a traição cometida, receio estar ficando moralista (o que não combina comigo) ou estar traumatizado. Penso ao contrário. Acho que quem acusa, sem justo motivo, é que tem o desejo de trair. No entanto, fica mais fácil projetar no outro sua vontade de trair ou de terminar. Qual a sua opinião a respeito? Deixe seu comentário por favor.

2 comentários:

  1. Concordo ser inadmissível utilizar a afirmativa acima como justificativa para qualquer traição. Traição é um ato que se pode evitar...´
    Já li uma vez que o ciumento, aquele que reconhece no terceiro um possível objeto de desejo do ser amado, está acima de tudo expressando o próprio desejo...não sei ao certo. Mas não chamaria a insegurança daquele que acusa como desejo de trair...afinal, como dissemos na quinta-feira, o distraído também é traído.

    ResponderExcluir
  2. Excelente ponto de vista. Não podemos nos distrair. Adoro que os espanhóis não são ciumentos. São "selozos".

    ResponderExcluir

Encontrei seres