sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Questionamentos inúteis.

Também deu no “O Globo”:
“Máquina do "Big Bang" obtém primeiras colisões de partículas
Publicada em 24/11/2009 às 19h09m
ZURIQUE - Cientistas dispararam feixes de prótons pela primeira vez no túnel de 27 quilômetros sob a fronteira da França com a Suíça, em um passo inicial em direção à descoberta de como surgiu o Universo.
Veja infográfico que explica como funciona o acelerador de partículas
Pesquisadores da Organização Européia para Pesquisa Nuclear (Cern) esperam que os experimentos comecem a produzir as primeiras pistas sobre as origens do Universo nos próximos meses, quando o maior colisor de partículas do mundo operar à força total.
" É um grande feito ter chegado tão longe em tão curto espaço de tempo "
"É um grande feito ter chegado tão longe em tão curto espaço de tempo", afirmou o diretor-geral do Cern, Rolf Heuer, sobre a colisão. O feito foi obtido por meio de dois disparos de partículas subatômicas no túnel do colisor em direções opostas.
O disparo, executado na segunda-feira, aconteceu três dias depois que a "Máquina do Big Bang", ou Grande Colisor de Hádrons (LHC), ser religada depois de ter sido paralisada por um acidente 14 meses atrás, apenas 10 dias depois de ser ligada pela primeira vez.
O físico Steve Myers afirmou à Reuters que pode levar até 2011 para que os feixes de prótons atinjam a velocidade máxima no experimento que custou quase 10 bilhões de dólares e que conta com a participação de cientistas de vários países.
O objetivo principal do centro de pesquisa do Cern é tentar descobrir como o Universo tomou sua forma, depois que o Big Bang ocorreu há cerca de 13,7 bilhões de anos, espalhando matéria e energia a enormes velocidades e que acabaram se transformando em estrelas, planetas e em nós mesmos.
Experimentos em um colisor construído anteriormente pelo Cern, próximo de Genebra, ensaiaram colisões de partículas que produziram energia muito próxima da gerada no Big Bang.
O LHC operando à força total pode recriar as condições como a que existiu um bilionésimo de segundo depois da explosão primordial.
Os cientistas planejam agora aumentar a intensidade dos feixes de partículas e acelerar os raios mais ainda para que eles possam gerar dados de colisões suficientes até o Natal para criarem experimentos com base neles.”

Vejo que no mundo inteiro a polêmica ainda é grande sobre esse assunto, até mesmo no Rio de Janeiro. Há quem acredite que o acelerador de partículas criará um buraco negro que vai engolir tudo, ou seja, que o mundo vai acabar. Pobre humanidade. Fica difícil de acreditar que a comunidade científica fosse fazer um investimento de 10 bilhões de dólares se houvesse realmente o risco de destruir o mundo, ou até mesmo a pequena Suíça. Mas fico pensando. E se isso acontecesse? Quanto tempo eu demoraria até ser tragado pelo buraco negro? Segundos, minutos, ou meses? Como moro bem perto do túnel, provavelmente eu fosse um dos primeiros a ser atingido. Teria tempo para dizer adeus aos meus queridos? Tempo para postar uma última mensagem? Deixar um agradecimento? Comer a última caixa de chocolates? E o que aconteceria se todo mundo se convencesse de que o mundo fosse acabar, e isso não acontecesse, como no sambinha de Assis Valente? Será que a turma do alô além tem razão, que esse mundo vai mesmo acabar e todos vamos reencarnar como macacos em um planeta distante? E quem for ateu?

5 comentários:

  1. darling o Pepo disse que quando eu olho teu blog meu rosto fica tão feliz que se ilumina realmente é m misto de emoção e alegria um beijo da darling

    ResponderExcluir
  2. darling se a turma do alo além estiver certa e o mundo for acabar mesmo que seja como macacos te convido a ser meu gêmeo de novo um beijo te amo darling

    ResponderExcluir
  3. Também quero nascer de novo como teu gêmeo. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Lendo este post me lembrei de uma música: Último Dia de Paulinho Moska, conhece?

    "Meu amor
    O que você faria se só te restasse um dia?
    Se o mundo fosse acabar
    Me diz, o que você faria?

    Ia manter sua agenda
    De almoço, hora, apatia?
    Ou esperar os seus amigos
    Na sua sala vazia?

    Meu amor
    O que você faria se só te restasse esse dia?
    Se o mundo fosse acabar
    Me diz, o que você faria?

    Corria prum shopping center
    Ou para uma academia?
    Pra se esquecer que não dá tempo
    Pro tempo que já se perdia?

    Meu amor
    O que você faria se só te restasse esse dia?
    Se o mundo fosse acabar
    Me diz, o que você faria?

    ...

    Andava pelado na chuva?
    Corria no meio da rua?
    Entrava de roupa no mar?
    Trepava sem camisinha?

    Meu amor
    O que você faria?
    O que você faria?

    Abria a porta do hospício?
    Trancava a da delegacia?
    Dinamitava o meu carro?
    Parava o tráfego e ria?

    Meu amor
    O que você faria se só te restasse esse dia?
    Se o mundo fosse acabar
    Me diz, o que você faria?

    Me diz o que você faria?"

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa música. Pensei nela inclusive quando escrevi o Post. Depois lembrei do sambinha do Assis Valente, e acabei optando pela Adriana Calcanhoto. Legal você prestigiar uma postagem antiga.

    Abraço,

    Terráqueo

    ResponderExcluir

Encontrei seres