terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Produto dos Outros

Existem pessoas que são exatamente aquilo que “os outros” esperam delas. São o mais puro “Produto dos Outros”. Atendem a todos os critérios exigidos pelas mais rigorosas e provincianas comunidades locais. Não são nada autênticas, não se parecem com o que gostariam de ser. Preocupam-se até perto do último suspiro com o que os outros vão dizer. Ficam sonhando em silêncio, vendo novelas e folhando revistas. Raramente assistem a bons filmes ou lêem bons livros, pois isso as levaria a pensar e a frustração seria imensa. Acabam por fenecer, ficam invisíveis, imperceptíveis, bem ao gosto “dos outros” que na maioria das vezes são bem infelizes também. Só vão descobrir que os outros não existem quando precisam deles, e eles não aparecem. Muitas vezes é tarde, o tempo não volta.

5 comentários:

  1. darling papeis pré-programados movem muitas vidas e os que não seguem muitas vezes são extremamente incompreeendidos um beijo

    ResponderExcluir
  2. Terráqueo, outro texto inspiradíssimo e inspirador. Perfeito. O tempo não volta e o tempo perdido é irrecuperável, Proust que o diga.

    ResponderExcluir
  3. Querido Marcelo

    Uma frase para refletir ainda mais sobre o texto de hoje,
    "Ninguém consegue enganar-se melhor que nós mesmos". (Goethe)
    Bj
    Margot

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma verdade absoluta, mas não nos enganamos por muito tempo. Um dia a ficha cai.

    ResponderExcluir
  5. Perdoa-me um comentário a um texto já antigo, mas a este não resisto. Absoluta verdade, escrita de forma cristalina. E se é verdade que quase todos vivemos assim durante algum tempo, ou tentamos viver assim nem que seja perante alguém em especial, também concordo, absolutamente que, para alguns, "um dia a ficha cai". Mas... é um grito de revolta muito difícil. A começar pela incompreensão da esmagadora maioria, até dos que nos são mais queridos, como bem diz o anónimo do primeiro comentário. É muitas vezes uma viagem solitária, e é uma viagem sem volta.

    ResponderExcluir

Encontrei seres