terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Madri VII

Embora meu coração seja carioca, meu estômago é gaúcho, e como dizia minha avó, sou do seco. Gosto de carne. Não sou muito de frutos do mar. Perto do meu hotel para meu deleite havia vários restaurantes Argentinos, com a palavra mágica escrita nos vidros “Parillas”. Me esqueci imediatamente que estava em Madrid e me senti em Buenos Aires. Como eu não consigo resistir a uma murcilla, um chorizo ou a um assado de tira bem gordo, fui na parilla na sexta à noite, no almoço de sábado (até entrei em um restaurante típico espanhol, mas não deu para sentar, algo mais forte me fez mudar de idéia), e no jantar de sábado. Eu sei que a tradição espanhola são os tapas feitos com presuntos ou frutos do mar, as paejas e calderadas, etc. Mas não agüentei. Na Suíça a carne é péssima e eu odeio comida com molho. Penso que quando tem molho é para esconder a má qualidade dos produtos. Muito envergonhado da minha caipirice, no domingo de chuva fraca, fui conhecer a Plaza Mayor (tem uma feira de moedas e selos) e entrei casualmente em um pequeno restaurante muito simples. Pois para minha sorte, havia deliciosos tapas de polvo vindos do Pacífico, camarões empanados, um presunto e um queijo de enlouquecer. Depois passei na lojinha ao lado, comprei uma mega escultura que vai ser dose levar para o Brasil sem quebrá-la, e acabei conhecendo o famoso mercado São Miguel. Uma maravilha. Me atirei em um apfelstrudel com um creme de baunilha de chorar de tão bom. Como em Madrid em pleno domingo muitas lojas abrem, fiz mais algumas compras nas "rebajas", comprei também dois potes de Dulce de leche espanhol(razoável, não se compara ao La Pataya, o da Suíça por outro lado chega a dar náusea) e acabou-se o que era doce. Voltei para Lausanne.








4 comentários:

  1. Querido Terráqueo, depois de ver as fotos e ler as crónicas fiquei com "fome" de Madrid. Com Barcelona à minha espera, vou colocar Madrid na lista para este ano...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma ótima lista. Barcelona é lindíssima. Respira arte também.

    Beijos,

    Terráqueo

    ResponderExcluir
  3. Madrid é mesmo uma cidade ótima, a promessa de que é possível uma latinidade civilizada.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida. Mas confesso que acho os países latinos bem mais civilizados que os anglo-saxões que estão sempre em guerra, ainda utilizam a pena de morte, tem presidentes que estão sempre com uma bíblia na mão...Isso é que é atraso. Sou muito mais a França, Espanha, Brasil, Portugal e Argentina como locais para viver do que Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra ou Suíça. Esses são lugares para visitar, passar um tempo, mas prefiro a criatividade e o charme latino.

    ResponderExcluir

Encontrei seres