segunda-feira, 1 de março de 2010

Pergamon I

O Museu de Pergamon foi construído entre 1910 e 1930. As fotos abaixo monstram o “Altar de Pergamon” construído em 170 AC, na cidade de Pergamo, na Turquia. O Rei Eumenes II dedicou o Altar a Zeus e Athena e também a todos os outros Deuses, após escapar de uma tentativa de assassinato.












5 comentários:

  1. Este é um museu que causa um grande impacto. Essas maravilhas deveriam ou não voltar para Pergamon? Visitei Pergamon e vi exatamente o lugar onde estava esse altar. Acho que essas obras devem continuar em Berlim, onde existe mais estrutura, organização etc... Não quero ser elitista nesse tipo de assunto, mas é impossível não ser.

    ResponderExcluir
  2. Também estive em Pergamo, com o Egeu cristalino aos pés. Foi a mais bem conservada cidade romana que visitei, mais que Pompéia, me pareceu. Talvez, porque o local em que está é de rara beleza e, se dependesse de mim, voltariam para a sua origem. Se os alemães e os povos em geral tivessem real interesse nas obras e não no que elas rendem, investiriam nelas em seus locais de origem.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente acho que a transferência desses monumentos seria delicadíssima, com grande risco para as obras. Porém as esculturas pequenas deveriam voltar já para os países de origem.

    ResponderExcluir
  4. Imagina, Terráqueo, foram trazidas em uma época em que havia muito menos tecnologias disponíveis.

    ResponderExcluir
  5. Bípede,

    Não é bem assim. São estruturas muito frágeis e muito deve ter se perdido nas escavações e no transporte. Eles estão com um problema inclusive para a manutenção da fachada do Mercado porque durante a segunda guerra o museu foi bombardeado e prejudicou a estrutura. As restaurações estão sendo feitas, mas é delicado.

    ResponderExcluir

Encontrei seres