sexta-feira, 26 de março de 2010

Zurich I

Obedeci a ordem do Maia e fui ao Cabaret Voltaire, berço do Dadaísmo. O local ainda é muito charmoso. Guarda a atmosfera do despertar do século XX. Esse clube foi fundado em 1916 pelo filósofo e romancista Hugo Ball e pela sua companheira e cantora Emmy Hennings. Com a galeria DADA surgiu um novo espaço para os artistas experimentarem a liberdade artística. Valeu a ida.

"O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna iniciada em Zurique, em 1916, no chamado Cabaret Voltaire, por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão e que era liderado por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta ideia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial. Em poucos anos, o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris." - Wikipedia













Adorei as vitrinas. Amanhã vou comprar três anões de jardim e levá-los de presente para o Brasil







7 comentários:

  1. Bem legaus, como diz um blog com esse nome. Sempre tive vontade de conhecer o Cabaret Voltaire e Zurich. Que bom que cumpriu a ordem.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Você viu que Porto Alegre está mencionada em um cartaz colado em uma porta do Cabaret, juntamente com NY e Buenos Aires?

    Tarde, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. É verdade!! Tem um cabaret Voltarie aqui. Viva!!!!

    ResponderExcluir
  5. As vitrines são muito loucas. Adorei a selva, os anões e os doces. Não imaginava Zurich assim tão sensacional.

    ResponderExcluir

Encontrei seres