domingo, 4 de abril de 2010

Istambul V - Sabores diferentes

Como toda metrópole, Istambul é repleta de todos os tipos de restaurantes e cafés. Mas sou da teria que a gente sempre deve experimentar os pratos típicos, desde que não sejam cobras, lagartos, escorpiões, ou insetos secos. Nessa minha lista de coisas que não come de jeito nenhum, também incluem-se os animais em extinção, baleias e gofinhos. Ah, lembrei também dos primatas, cachorros, gatos e cavalos. Ah.... Viram como eu sou fácil de agradar, basta um arroz com feijão, batatas fritas, e um bife a milaneza que esse terráqueo não reclama.
Voltando a Istambul, provei vários pratos com carneiro e batatas de todos os tipos. Gostei muito, mas os nomes foram complicados demais para dizer. Acabava tendo que apontar para algum prato feito para poder efetuar os pedidos, pois a maioria dos atendentes não fala inglês. Ontem almocei em um restaurante italiano dentro de uma livraria (pode ser ADA) um delicioso gnoci. Em uma confeitaria, comprei diversos tipos de Lokun (doce Turco feito com goma e nozes, amendoas, frutas, chocolate, etc.). Achei um pouco enjoativo. Serve para testar o fígado do vivente. Mesmo assim, valeu a experiência. Acho que poucos países tem uma culinária com tantos temperos e pratos típicos. Na rua, me aventurei a comer embaixo da ponte, pois chovia, um arroz com mexilhões servido dentro da concha do mexilhão pelo próprio vendedor ambulante. Muito bom.






Burma Kadayif


Lokum

2 comentários:

  1. Eu não consegui comer quase nada e também não conseguia me comunicar (ainda mais sendo mulher). Tomei muito chá e comi muito chocolate. Foi o jeito :)

    ResponderExcluir
  2. Tadinha, por isso que é magrinha. Mas não é facil mesmo. Hoje, segunda-feira, para me despedir da cidade, almocei um espeto de carneiro moído com carne bovina e pimenta delicioso, acompanhado de um cuzcuz com pure de batata, um tomate assado e um vegetal que parece uma grande vagem (não conheço). A sobremesa foi um pudim de leite. Escolhi pelas fotos no cardápio, pois não tinha noção do que seriam pelo nome turco.

    ResponderExcluir

Encontrei seres