domingo, 4 de abril de 2010

Istambul VII - Sultanahmet

A tardinha fui me despedir da Mesquita Azul em Sultanahmet. Foi quando eu vi uma placa informando um show de dança típica. Como eu não conheço a cultura islâmica, pensei que seria algo no estilo da dança dos sete véus. Minha preocupação era se eu teria pernas para dançar caso fosse chamado pela bailarina. Ledo engano. Era uma dança hipnótica, dançada somente por homens durante cerimônias. Chama-se Dervish e consiste em rodar com os braços cruzados ou abertos. Os dançarinos rodaram sem parar por 30 minutos. Após cinco minutos, eu já estava tonto. O fato é que a música ao vivo era linda, e o número seria perfeito se durasse ao todo 30 minutos, ao invés de uma hora. Mesmo assim valeu. Aprendi mais um pouco sobre a cultura desse país exótico.







8 comentários:

  1. Terráqueo, as fotografias estão fantásticas! Sua viagem deve ter sido incrível!

    ResponderExcluir
  2. Istambul é admirável. Estive lá no inverno de 1996 e fazia um frio do cão e a cidade estava toda branca de neve. Lembro que o trânsito era um horror, porque todas as vias canalizam para a ponte sobre o bósforo. A cidade é linda, super colorida, super exótica, super tudo. E as fotos ficaram muito tri.

    ResponderExcluir
  3. que lindo , achei super interesantes os lugares um grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Querido Terráqueo,

    Durante mais de uma hora viajei pelas tuas postagens de Istambul, fiquei deslumbrada. As fotos estão lindas, perfeitas...As flores, as cores, a descrição dos sabores, a aula de história... e principalmente sentir quanto te fez bem a viagem. Tu estás muito lindo e feliz nas fotos. bj
    Margot

    ResponderExcluir
  5. Ontem assisti ao Fantástico, O Show da Vida, só pra ver se aparecia por lá um certo habitante do planeta terra. Teve uma matéria sobre Istambul. Ma que Zeca Camargo que nada, sou muito mais o Terráqueo, suas fotos incriveis e seus comentários originais, além de informativos. Bj.

    ResponderExcluir
  6. Coisa boa é ter amigas como vocês.

    Beijos,

    Terráqueo

    ResponderExcluir

Encontrei seres