quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Centro Cultural Justiça Federal

O belo prédio de arquitetura eclética, projetado em 1907, pelo arquiteto sevilhano Adolpho Morales de Los Rios, originalmente destinado a Mitra Arquiespiscopal do Rio de Janeiro, sede do Supremo Tribunal Federal de 1909 a 1960, a partir de 2001, tornou-se um centro cultural em plena Cinelândia, no Rio de Janeiro. O capricho e o cuidado da restauração revela o trabalho de uma equipe séria e competente. A arquitetura tem grande influência francesa, com uma impressionante escadaria em mármore de Carrara e em ferro batido, no melhor estilo "art noveau". Uma das coisas que mais chamaram minha atenção, foram as portas com entalhes simbolizando a justiça, do artista português Manoel Ferreira Tunes. Hoje funcionam nesse Centro Cultural 16 salas de exposições, um teatro muito charmoso, com uma programação bem interessante (atualmente com duas peças em cartaz, uma baseada em poemas de Fernando Pessoa e outra em poemas de Mario Quintana), e uma sala de cinema destinada a filmes de arte. As exposições mostram obras contemporâneas. Algumas delas eu realmente gostei, outras classificaria como instigantes. Como se não bastasse, tem um charmoso café, ótimo para ir no horário do almoço. Mais uma pequena jóia no centro do Rio de Janeiro.

























8 comentários:

  1. Esse lugar é maravilhoso. Obrigada por compartilhar. Eu gosto tanto dessas coisas. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Regina, o centro histórico do Rio é a tua cara. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Regina, porque você é uma mulher sensível, inteligente, de bom gosto. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Lindo! Obrigado por mostrar essa pérola ao mundo. Adorei seu blog. Suas belas fotos da Suíça, me fizeram chegar até aqui. Sucesso Sempre.

    ResponderExcluir
  5. Lindo! Obrigado por mostrar essa pérola ao mundo. Cheguei aqui por causa das suas fotos - em especial as da Suíça - e comecei a ler seu Blog e ver os clips que vc compartilha. Tudo feito com muita sensiblidade. Sucesso Sempre.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Alessandra. Fiquei super contente com sua visita e seus comentários. Volte sempre por favor.

    ResponderExcluir

Encontrei seres