domingo, 5 de junho de 2011

Jalousie - Ciúmes

O ciúmes destrói sentimentos tão puros e sinceros, condena as pessoas injustamente, e as joga no inferno. Bonito, somente em tango. Esse, por ironia, sempre foi um os meus favoritos.

"O ciúme é o pior dos monstros criados pela imaginação."
(Calderón de la Barca)

"De todas as enfermidades que acometem o espírito, o ciúme é aquela a qual tudo serve de alimento e nada serve de remédio." (Michel de Montaigne)

"O ciúme é uma das enfermidades psicológicas mais congênitas. Quando se nasce com ela, a cura é difícil. Ela envenena as alegrias mais gratas da vida, derrama fel em cada gota de água, em cada bocado de pão."
(Paolo Mantegazza)

"Os ciumentos não precisam de motivo para ter ciúme. São ciumentos porque são. O ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e de si mesmo nasce." (William Shakespeare)

"Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades." (Miguel de Cervantes)

"O ciúme é o maior de todos os males e o que menos compaixão desperta nas pessoas que o causam." (François de La Rochefoucauld)


4 comentários:

  1. E tem tanta gente que se permite viver assim, encarceirado nesse jogo violento né? Acomodado numa vida em que é melhor usar o ciume pra justificar seus proprios medos e inseguranças.
    Eu sigo sempre te lendo quietinha, mas vi toda tua turma ontem, na exposição do Paulo. Deu saudades de ti e tuas ponderações tão inteligentes! bj

    ResponderExcluir
  2. Cara F. Obrigado pelas visitas e pelo elogio. Acabei de ir ao seu blog e gostei muito. Voltarei sempre. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. "O ciumento passa a vida procurando um segredo que vai destruir a sua felicidade."

    Oxenstiern

    ResponderExcluir
  4. Lúcia, e como dizia meu avô: "Quem procura acha."

    ResponderExcluir

Encontrei seres