sexta-feira, 24 de junho de 2011

Um Bonde Chamado Desejo - Un Tranvía Llamado Deseo

Imperdível a montagem de um Bonde Chamado Desejo (Un Travía Llamado Deseo), em cartaz em Buenos Aires. Essa peça de Tennessee Willians estreou na Broadway, em 1947 sob a direção de Elia Kazan, e foi protagonizada por Marlon Brando e Jessica Tandy. A produção ganhou os prêmios Tony, e o Prêmio Pulitzer em 1948. Em 1951, foi filmada por Elia Kazan, sendo protagonizada por Marlon Brando e Vivien Leigh. O filme ganhou 4 Oscars, três Golden Globes, 1 BAFT e foi premiado no festival de Veneza. Também foi protagonizada por Cate Blanchett, Rachel Weisz, Jessica Lange, Anthony Quinn e Glenn Close entre outros. A atriz que vive Blanche Dubois, na montagem de Buenos Aires, chama-se Erica Rivas, e realmente incorpora a personagem. Ainda vamos ouvir muito falar nela. Talentosíssima é pouco. A naturalidade dos demais atores é algo que também impressiona.

Acho de uma profundidade ímpar a última frase, dita por Blanche Dubois , que surta após ter seus sonhos de reconstruir uma vida melhor destruídos pela maldade do cunhado:
“Eu sempre dependi da bondade de estranhos.”
“I have always depended on the kindness of strangers.”.

Depender da bondade de estranhos é uma das coisas mais tristes que pode haver, demonstra o fracasso total das relações familiares e de amizade ou, então, que a pobre pessoa teve muito azar. Nasceu na família errada, escolheu mal os amigos, ou é insuportável mesmo. Quando penso na bondade das pessoas que me são próximas comigo, me sinto muito feliz.


Outra frase da Blanche que eu adoro: "But I have been foolish - casting my pearls before swine!"

Um comentário:

Encontrei seres