domingo, 19 de junho de 2011

Midnight in Paris - Woody Allen Alucina

Woody Allen leva seu personagem a uma viagem no tempo em que ele encontra em Paris, toda a intelectualidade dos ano 20 (Gertrude Stein, Scott and Zelda Fitzgerald, Hemingway, Salvador Dali, Picasso, Matisse, etc.). Sensacional. Recomendo também a leitura do livro"A Moveable Feast", traduzido como "Paris é uma Festa", escrito por Ernest Hemingway.

"If you are lucky enough to have lived in Paris as a young man, then wherever you go for the rest of your life, it stays with you, for Paris is a moveable feast" - Ernest Hemingway.

Como mencionei nesse blog em 26 de outubro de 2009, li esse livro há alguns anos atrás, um pouco antes de conhecer Paris. Nele Hemingway narra como era vida em Paris no início de sua carreira, a relação com a primeira mulher e o filho, a convivência com a intelectualidade local, bem como a estranha mudança interna ocorrida em razão dessa experiência. Além de ser uma leitura rápida, leve e com características quase jornalísticas, menciona seus restaurantes preferidos, hábitos e sentimentos, inclusive o de inveja com relação ao Scott Fitzgerald e o de deslumbramento pela riqueza. Conta que ao voltar de uma viagem à Suíça soube que não seria mais o mesmo, e que sua vida simples com a mulher e o filho não seria mais possível. Narra que ao encontrar a esposa, a abraça com um amor imenso, mas sabe que o casamento chegara ao final. Vale a pena ser lido. Em Paris, fiz questão de visitar alguns lugares e cafés mencionados pelo escritor e, mesmo estando já na casa dos 30 quando estive em Paris pela primeira vez, vivi momentos tão especiais que me fazem acreditar que trarei Paris sempre comigo.

Um comentário:

  1. Terraqueo,

    Acabei de chegar do cinema e concordo contigo que o filme é muito bom. Imperdível!

    Adorei os diálogos entre Gil e Ernest. Trilha sonora impecável.

    Saí ainda mais apaixonada por Paris! :)

    Obrigada pela dica do livro. Irei atrás,certamente.

    Beijo e ótima semana !!

    ResponderExcluir

Encontrei seres