quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tosca

Essa montagem de Tosca no Theatro Municipal do Rio de Janeiro virará história. Poucas vezes um teatro brasileiro recebeu um grupo de solistas tão qualificados em uma única Ópera. Thiago Arancam tem uma voz belíssima, perfeita, e interpreta muito bem, com grande emoção. Acho que dificilmente ouvirei novamente um tenor tão maravilhoso, e ainda por cima em início de carreira, com a voz na sua plenitude. Ele interpretou o principal papel masculino de Tosca (Cavaradossi) na Ópera de Frankfurt, Roma, Filadélfia, Berlim e Las Palmas. Sondra Radvanovsky como Tosca está magnífica. Faz uma Tosca humana, que consegue transmitir todo o seu amor, angústia e sofrimento. Recentemente ela interpretou Tosca com grande sucesso de crítica na Ópera do Colorado, no Metropolitan, no Teatro Real de Madri e no Scala. A reação da plateia aos dois foi tão forte, que tanto a Sondra Radvanovsky quanto o Thiago Arancam premiaram o público com repetições dos seus solos.
O barítono Juan Pons no papel do vilão também esteve muito bem, embora visivelmente tenha dado uma pequena escorregada na letra do "Te Deum", o que de forma alguma diminuiu seu brilho estelar. Carla Camuratti também foi responsável pela Direção Cênica e pelo Cenário que estavam de arrasar. Me senti na Ópera Garnier tamanho o luxo, beleza e a qualidade dos músicos. Um momento divino. Thiago Arancam e a Sondra ainda estarão presentes na récita do dia 18.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Assisti com a família e amigos a récita do último domingo, dia 18 de setembro. A ambos se solicitou bis. O maestro concedeu bis a Sondra Radvanovsky, mas não a Thiago Arancam. Foi justo com um e injusto com o outro. De todo modo, foi uma grande performance, digna de um grande teatro. Epero que o Municipal do Rio continue assim. Parabéns a Carla Camuratti e todos os participantes desse grande espetáculo. Abraço, Luiz Afonso Costa de Medeiros.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Afonso,

    Obrigado pela visita. Fico contente de saber que mais pessoas saíram maravilhados com essa ópera. Acho importante que as pessoas divulguem suas impressões como uma forma de incentivar as novas gerações a conhecerem esse gênero, antes que ele desapareça no Brasil, por culpa dos pais que não o apresentaram aos seus filhos. Volte sempre ao Blog. Abs.

    ResponderExcluir

Encontrei seres