segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Punta del Este - Uruguai

Fiquei muito surpreso com Punta del Este, pois sempre tive uma imagem de uma cidade cara, afeta à badalações e ao exibicionismo, pois somente a conhecia das revistas de "celebridades" que todos anos mostram festas nababescas em janeiro, com pessoas que muitas vezes não tem uma postura muito classuda. Pois conferi Punta nessas férias e voltei com uma impressão totalmente diferente. Punta está no meio de diversas praias que contornam uma península e que são de uma beleza ímpar, embora sejam extremamente ventosas e tenham uma água gelada. Fiquei até mesmo decepcionado com o quesito badalação, pois a cidade é na realidade muito calma, para não dizer parada. As festas, que todos comentam são lindas, ocorrem apenas nos primeiros 15 dias de janeiro, depois existe apenas badalação para jovens e alguns bares espalhados pelo Porto e pela La Barra.
Com tanto espaço para construir, os GIGANTESCOS e luxuosos edifícios da Playa Mansa e da Playa Brava são de um gosto muito questionável. Lembraram-me um misto da Barra no Rio, com o pior de North Beach em Miami e Las Vegas para ser elogioso. Se eles tivessem um terço ou até a metade do tamanho seriam muito mais elegantes. Afastando-me um pouco do centro fui positivamente surpreendido por bosques belíssimos onde foram construídas casas de extremo bom gosto (San Rafael). Mas o que eu mais gostei foram as praias que ficam 20km antes ou depois de Punta. La Barra é espetacular, constituída apenas de casas, conta com vários cafés, restaurantes, antiquários, lojas de decoracão e de roupas. Lembrou-me muito Carmel. Manantiales e José Ignácio a seguir são ainda mais bonitas, calmas e sofisticadas. Um local para ir com a família, amigos, relaxar e sentir-se realmente em férias. De um bom gosto definido. Recomendo almoçar no La Huella em José Ignácio e tomar um drink a noitinha no Café Flo em La Barra enquanto ocorre o pôr-do-sol e as pessoas passeiam pela rua. Vale muito a pena também jantar no Fasano no Hotel Las Piedras, cujo prédio foi construído no alto de uma colina, e cujo piso mantém partes da própria pedreira.
No lado oposto de Punta encontra-se Punta Ballena, e foi maravilhoso assistir ao pôr-do-sol do terraço da Casa Pueblo, exótico e belo hotel museu.
Recomendo muito Punta para quem está companhado, tem filhos adolescentes, ou quer um lugar muito calmo e exclusivo, com excelentes restaurantes, lojas e cercado de muito luxo. Depois da Páscoa a maioria dos hotéis nas cercanias de La Barra, Jose Ignácio ou Manantiales fecham, deixando a cidade com um ar nostálgico de até o próximo verão. Não se pode esquecer um pulover ou casaquinho, pois a noite faz frio sempre.

Hotel La Bluette em La Barra, em frente a praia de Bikini (recomendo muito)


Praia José Ignácio







Playa Mansa



Punta Ballena - Casa Pueblo


















Playa Mansa - Puerto


La Barra



9 comentários:

  1. Que belas fotos, Terráqueo, e que inveja :)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cirandeira. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo, Punta é assim mesmo, os melhores períodos são o Ano Novo e primeira quinzena de janeiro, depois a época do Carnaval e Páscoa, o resto do tempo fica mais calma e até nostálgica, como falastes! Mas para quem quer ter uma vida mais calma de aposentadoria pode ser uma boa pedida, tenho um tio que fica entre Punta e a fazenda em Maldonado e outro que também quando quer sair do agito de SP vai para lá! La Barra é um charme e José Ingnácio, realmnente se tornou um point muito bom!Que bom que VC curtiu! Eu vou ser sincera contigo e dizer que realmente adoraria conhecer Provence e proximidades, Côte d´Azur, e etc.. Beijos, Karen F.

    ResponderExcluir
  4. Karen, adorei Punta. É muito diferente da Côte, lembra muito mais Carmel ou Cambria na Califórnia, mas eu adorei. Me atrevo a dizer que faz muito mais a minha cabeça do que a Côte. Se você deseja conhecer a Côte, acredite que isso irá acontecer. A vida é cheia de surpresas boas. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou suspeita pois adoro Punta, e seria difícel fazer comparações pois não conheço Provence ou Côte, mas me parecem atraentes! Tem tantos lugares que gostaria de conhecer..bjs, Karen

    ResponderExcluir
  6. Marcelo, você está lindo na última foto!
    Irei ao Rio em breve, quero muito ver você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Mel. Te aguardo com saudades. Bjs.

    ResponderExcluir

Encontrei seres