sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Três exposições sensacionais no Museu da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro

O Museu da Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro está com três exposições imperdíveis. A grande atração é sem dúvida a que retrata a vida de Modigliani (Modigliani Imagens de Uma Vida), com pinturas, desenhos, esculturas, documentos e trabalhos de outros artistas por ele influenciados. A exposição foi organizada pelo “Institut Archives Legalés Paris-Roma”, e também explora muito bem o lado histórico da vida desse artista que criou um estilo novo, adorava noitadas e viveu paixões intensas. Termina em 15 de abril.


Na Escola Nacional também pude visitar a exposição Monica Barki – Caminho Sensível, com trabalhos realizados nos últimos 30 anos por essa talentosíssima artista carioca, cujos desenhos com lápis (as texturas são maravilhosas) e as pinturas são maravilhosas. A retrospectiva conta com desenhos, pinturas, colagens, esculturas, gravuras, instalações, fotografias e vídeos. Sensacional.




Imperdível também visitar a sala com a exposição dos trabalhos do Claudio Valério Monteiro.

4 comentários:

  1. Bons motivos para visitar o Rio de janeiro. Obrigado pela informação.
    Como faço para colocar no blog uma série de fotos como tens à direita no teu?Está ótimo.
    Sabes a Tia é meio "barbeira" em informática.

    ResponderExcluir
  2. Quitéria, basta me dizer quais as fotos que te mando por e-mail. Estão acontecendo agora duas outras exposições fantásticas. Uma sobre a Índia no Centro Cultural Banco do Brasil, e outra no Paço Imperial sobre a pintura no Brasil de 1911 a 2011. Venha logo. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Terráqueo, infelizmente não conheço os trabalhos de Mônica Barki, nem de Valério Teixeira, mas os de Modigliani são fantásticos!
    Ví há pouco tempo o filme sobre a vida dele e
    gostei muito, ele sofreu tanto, foi tão incompreendido.Sua pintura só foi enaltecida após sua morte, ele morreu "pobre de Jó" !!!
    Assim é a vida :)

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Cirandeira, às vezes tenho impressão que os verdadeiros artistas somente são dimensionados muito temo depois, quando os marketeiros que fazem sucesso são finalmente esquecidos. Beijos.

    ResponderExcluir

Encontrei seres