domingo, 14 de outubro de 2012

Lavoura Arcaica

Sensacional Lavoura Arcaica. Raduan Nassar tem uma forma de escrever personalíssima, em que a maioria dos fatos são deduzidos através dos conflitos psicológicos. Uma leitura reflexiva, pesada, para leitores avançados e com a mente aberta. Amei esse livro. Aviso que ele não trata de amenidades, e talvez por isso quando publicado (em plena época da ditadura), não tenha ainda tido a relevância que merece, embora seja muito conhecido e tenha até sido filmado. “....Fica mais feio o feio que consente o belo... -Continue. _ E fica também mais pobre o pobre que aplaude o rico, menor o pequeno que aplaude o grande, mais baixo o baixo que aplaude o alto, e assim por diante. Imaturo ou não, não reconheço mais os valores que me esmagam, acho um triste faz-de-conta viver na pele de terceiros, e nem entendo como se vê nobreza no arremedo dos desprovidos; a vítima ruidosa que aprova seu opressor se faz duas vezes prisioneira, a menos que faça essa pantomima atirada por seu cinismo. -É muito estranho o que estou ouvindo. -Estranho é o mundo, pai, que só une se desunindo; erguida sobre acidentes, não há ordem que se sustente; não há nada mais espúrio do que o mérito, e nao fui eu que semeei esta semente."

Um comentário:

Encontrei seres