quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mia Couto - A confissão da leoa

Não me sai da cabeça o livro “A confissão da leoa” do Mia Couto, publicado agora em 2012. Esse talentoso escritor Moçambicano, após visitar uma região em que ataques de leões aterrorizavam uma pequena aldeia, resolveu romancear esses incidentes, narrando uma história pelo ponto de vista de uma mulher cuja irmã havia sido comida por uma leoa, e que acreditava ter sido ela que chamara os leões, e do caçador contratado para terminar com os ataques. A história é linda, cheia de aventuras, e as figuras e imagens do Mia Couto são absolutamente poéticas, sem falar que ele mostra todo o misticismo que impera na África que, se por um lado contribui para que muitas coisas não caminhem da melhor forma, cria lendas e histórias belíssimas. O livro prende tanto que, quando fui dormir, sonhei que fazia parte da história, que estava no pequeno vilarejo, que fazia parte da caçada e fiquei triste de acordar. Selecionei apenas algumas passagens para que vocês possam sentir o que é esse gênio da literatura africana, ou melhor, da literatura: “Todos sabemos, por exemplo, que o céu não está acabado. São as mulheres que, desde há milênios, vão tecendo esse infinito véu. Quando os seus ventres se arredondam, uma porção do céu fica acrescentada. Ao inverso, quando perdem um filho, esse pedaço do firmamento volta a definhar. ... Maldita a terra tão sem céu que até as nuvens é preciso desenterrar, ... Quanto mais vazia é a vida, mas ela é habitada por aqueles que já se foram: os exilados, os loucos, os falecidos. ... E de súbito, ela ali está: a leoa! Vem beber naquela suave margem do rio. Contempla-me sem medo nem alvoroço. Como se há muito me esperasse, ergue a cabeça e crava-me fundo o seu inquisitivo olhar. Não há tensão no seu porte. Dir-se-ia que me reconhece. Mais do que isso: a leoa saúda-me, com respeito de irmã. ... Fugir de um amor é o modo mais total de lhe obedecer.”

5 comentários:

  1. Mia Couto não vai mais sair de você.
    Você vai querer ler todos os livros dele.
    E vai gostar de todos, ainda que de uns mais que de outros.
    beijoss :)

    ResponderExcluir
  2. Ansioso para ler "Terra sonâmbula". Vou à livraria nesse fim de semana. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Mia tem dessas coisas, quando o lemos, o vemos.

    ResponderExcluir
  4. Luciana, sou um fotógrafo amador, mas em 2013 quero fazer um curso. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Encontrei seres